Fundacentro tem estudo sobre trabalho das manicures
O trabalho das manicures envolve cuidar das unhas e das mãos dos clientes, oferecendo serviços como esmaltação, limpeza, corte e modelagem das unhas, aplicação de unhas postiças, entre outros. Também oferecem serviços de cuidados dos pés, como pedicure e aplicação de esmaltes nos dedos.
Geralmente, as profissionais trabalham em salões de beleza, centros de estéticas, spas ou podem até mesmo atender clientes em domicílio. Para exercer o trabalho é necessário ter habilidades técnicas para realizar os diferentes serviços com precisão e qualidade.
Vale ressaltar que, em 2012, a profissão tornou-se oficial por meio da Lei nº 12.592, de 18 de janeiro. Além dos serviços oferecidos, as manicures também são responsáveis por manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, seguindo as normas de higiene e segurança, bem como esterilizar todos os instrumentos de trabalho para garantir à saúde das clientes e, principalmente, as delas.
Saúde e segurança das manicures
A saúde e a segurança das manicures no ambiente de trabalho são de extrema importância para garantir um ambiente seguro e saudável para as profissionais. É fundamental que o salão adote os protocolos de higiene para evitar contaminação de doenças. De acordo com especialistas, os instrumentos como o alicate de unhas podem se transformar em uma ferramenta de transmissão da hepatite B e C, sífilis e até o vírus HIV.
Segundo estudos, as manicures trabalham frequentemente com produtos químicos, como esmaltes, removedores de esmaltes, endurecedores, entre outros. Diante disso, o local de trabalho precisa ter uma boa ventilação.
Muitas vezes, as profissionais trabalham por longos períodos e em posições desconfortáveis, o que pode levar a dores musculares e lesões. Ajustar a altura da cadeira e usar apoios para os pulsos, fazer pausas regulares e alongamentos são métodos que também ajudam a reduzir o cansaço físico.
É importante que os salões de beleza e os empregadores estejam em conformidade com as leis e regulamentos de saúde e segurança no trabalho. Além disso, as manicures precisam receber treinamento adequado sobre as melhores práticas de SST, o que inclui o manuseio seguro de produtos químicos, esterilização de instrumentos e técnicas de higiene.
Acompanhe os estudos, pesquisas, artigos publicados na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), cursos e eventos, projetos e publicações disponíveis na biblioteca da instituição, que defende e dissemina discussões e orientações no sentido de engajar a sociedade como um todo, para preservar a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
Em especial, a tecnologista e socióloga da Fundacentro, Juliana Andrade Oliveira, estudou e pesquisou o tema sobre manicures. Saiba mais:
Esteja em conformidade com as normas regulamentadoras de SST e com o eSocial!
Contate-nos!
Telefone: (11) 3123-0504